Xangai por vezes também designada pela forma inglesa Shanghai, é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, a cidade é administrada como um município da República Popular da China com um estatuto do nível de uma província.
O seu desenvolvimento mercantil e financeiro iniciou-se quando, no fim da guerra do Ópio (Tratado de Nanquim, 1842), abriu suas portas ao comercio com os países ocidentais. Adquirindo, assim, o monopólio de metade do comércio externo da China, atingindo grande desenvolvimento urbano e demográfico. Localizada às margens do Pacífico é banhada pelo rio Huangpu, que a divide em duas partes bem distintas: No lado oeste está a área chamada “The Bund”, a velha Xangai, onde ficam os edifícios históricos, os restaurantes e a badalação noturna. Do outro lado, observa-se Pudong, a área nova, centro financeiro da cidade. Antes da década de 90 (quando Pudong foi urbanizado), era uma área rural.
0 comentários:
Postar um comentário
Os administradores do Blog Economia Regional e Urbana não se responsabilizam pelos comentários postados, sendo de responsabilidade dos seus respectivos autores, mesmo sendo previamente moderados.
Regras
- Faça login com uma conta do Google para fazer comentários
- Os comentários devem ter relação com o assunto da postagem.
- Deve-se respeitar os princípios da Ética e Moral.
- Não faça propagandas.
- Dê contribuições, faça críticas construtivas e não destrutivas.
Obs.: Caso não consiga visualizar o material por gentileza sinalize em comentário para correção do link.